Fábricas de roupas no Peru – Parte 2

bandeira-do-peru-1

Esse artigo é uma continuação do anterior – Fábricas de roupas no Peru – Parte 1

Quer se tornar um empreendedor vendendo roupas importadas? Saiba como clicando aqui.

Depois de compreender o porquê e de como a globalização influencia o fato das fábricas irem para o Peru, o que leva as grandes marcas a terceirizar toda a sua produção e baratear os seus custos, vamos entender porque as grifes famosas escolheram o Peru para terceirizar a sua produção.

Marcas de roupas famosas que são fabricadas no Peru

  • Abercrombie & Fitch,
  • Armani.
  • Calvin Klein
  • Ed Hardy by Cristian Audiger
  • GAP.
  • Hollister
  • Hugo Boss.
  • La Martina
  • Lacoste
  • Polo Ralph Lauren
  • Tommy Hilfiger

Peru – Mão de obra barata

O Peru é um país de baixa renda e que está em desenvolvimento. Isso ajuda as empresas multinacionais, já que a mão de obra é barata e existem muitas pessoas disponíveis para trabalhar, uma vez que, no Peru o índice de desemprego é bastante alto.

Quando uma multinacional ou grife de marca chega a um país que tem essas condições, a procura por emprego é tão grande que essas empresas não têm a menor dificuldade de encontrar mão de obra barata, uma vez que os salários oferecidos são muito baixos. Mas, como se trata de um país escasso, os operários aceitam trabalhar mesmo assim.

Peru – Taxa de Câmbio e impostos

A moeda peruana tem um valor muito baixo se comparada ao euro, real ou até mesmo ao dólar. Ou seja, fabricar em um país que tem uma moeda desvalorizada acaba saindo muito mais barato para uma grande fábrica de roupas do que seria nos Estados Unidos, por exemplo.

Outro aspecto importante é a questão dos juros e dos impostos, que são bem mais baratos no Peru do que em vários outros países. Isso acontece por causa de um acordo de livre comércio existente no país. Assim, toda vez que a empresa em questão importa ou exporta roupas, ela não precisa pagar a taxa de importação. Ou seja, novamente o custo fica menor.

Hoje o Peru tem um acordo de livre comércio com os Estados Unidos, que não pagam impostos para importar produtos peruanos. Já se importarem da China, eles pagam uma taxa de importação de cerca de 35% do valor da mercadoria, cobrada pela alfândega.

Peru – Matéria Prima

É também um fator que pesa bastante para a instalação e produção de roupas no Peru. Graças ao seu clima seco e altitude, o Peru conta com a produção dos melhores algodões do planeta. E, todas as roupas de marca originais são 100% algodão. E de qualidade.

O algodão peruano, conhecido como Pima, só perde para o algodão egípcio, em termos de qualidade. Mas, se comparado ao algodão brasileiro, europeu ou americano, o peruano ganha de longe.

O algodão Pima, tem uma ótima fibra, que faz com que ele tenha brilho natural e é mais resistente a lavagens (ou seja, a roupa dura bem mais). Esse algodão é colhido manualmente no Peru, sem o uso de máquinas.

Quer se tornar um empreendedor importando roupas de marca? Conheça todos os segredos aqui.