Como as Compras Direto da China Chegam ao Brasil

Muitas pessoas trabalham com o sistema de dropshipping quando iniciam um negócio de compras direto da China. Por mais que essa forma de compra seja vantajosa para quem não possui capital inicial para comprar mercadorias da China e montar um estoque, conforme o tipo de transporte escolhido para as compras chegarem ao Brasil, a entrega pode demorar um pouco. Mas isso não é nenhum problema se você se organizar para realizar as suas vendas.

Muitos consumidores não se importam em esperar pelas mercadorias da China, desde que paguem preços realmente baixos por elas. Além disso, é importante que você sempre deixe claro o prazo de entrega para os seus clientes e disponibilize o número do rastreamento para que tanto você como ele possa acompanhar o trajeto da encomenda.

Em geral, o mais comum são os importadores da China trabalham com o Importa Fácil, que acontece através dos correios e costuma demorar de 20 a 45 dias para a entrega chegar ao endereço do comprador. Essas são as compras direito da China que chegam ao Brasil, pois não vão passar por você, mas sim, do fornecedor da China vai direto para o endereço do seu cliente. Alguns importadores, no entanto, informam que oferecem um prazo de entrega menor, entre 10 a 25 dias, sendo que esse prazo funciona para as capitais brasileiras e cidades metropolitanas.

Para o interior dos estados e regiões mais remotas, o prazo de estende. Além disso, é preciso somar a esse prazo mais cinco dias úteis, que se referem à coleta, teste e empacotamento do pedido, antes de seguir viajem rumo ao Brasil. No entanto, a grande vantagem de fazer compras direto da China mesmo aguardando mais tempo é o fato do frete ser gratuito para a maior parte dos produtos. Quando o produto chega ao país por correio, sendo que para tanto, ocorre uma parceria entre os correios oficiais da China/Hong Kong e os correios do Brasil, também se chama de envio por Airmail.

Como fazer as mercadorias da China chegarem mais rápido

Outra opção para quem deseja agilidade na hora de receber as compras direto da China é utilizar o envio expresso através das transportadoras, como a SEM, DHL e USP. O lado bom é que com esse tipo de transporte a mercadorias demora, em média, de sete a 10 dias uteis para chegar ao endereço, ou seja, muito menos tempo. Por outro lado, para que isso seja possível, o valor do frete é cobrado e pode pesar no orçamento, sendo, em geral, $38 por quilo.

Além disso, a entrega por transportadora é muito mais burocrática, uma vez que os impostos são recolhidos na hora da entrega, dessa forma, é necessário preencher os formulários, pegar a guia, pagar e, somente depois, contatar a transportadora para que ela faça a entrega. A agilidade no serviço vai depender do fluxo de trabalho da transportadora e da Receita Federal. Assim, o prazo pode se estender para 15 dias e nem sempre vai valer a pena pagar muito mais para chegar alguns dias antes.

Por isso, os importadores de mercadorias da China, em geral, usam os serviços dos correios para receber os pedidos. O rastreamento pode ser feito desde os correios chineses, através do site http://app3.hongkongpost.com/CGI/mt/enquiry.jsp e, depois, pela empresa brasileira, no link http://www.correios.com.br/servicos/rastreamento/rastreamento.cfm. As informações do seu produto vão ficar disponíveis durante três meses para consulta.

É importante sempre estar atento quanto aos prazos de entrega para que você possa organizar as suas vendas e ser transparente com os seus clientes para que eles fiquem satisfeitos com as suas compras e voltem a procurá-lo quando precisarem de outras mercadorias da China. Mesmo que você opte pelo dropshipping, é possível ter um pequeno estoque dos produtos mais procurados.

Sobre Caio Ferreira

Importador desde 2009, já formou mais de 10.000 alunos com treinamentos de importação e e-commerce. Criador do curso importador 360, considerado o melhor curso de importação da internet mundial.